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Como identificar, prevenir e buscar seus direitos em casos de FRAUDES BANCÁRIAS

Com um advogado especialista em Direito do Consumidor Bancário, as chances de você ter o que é seu de volta é muito maior.

Como identificar, prevenir e buscar seus direitos em casos de FRAUDES BANCÁRIAS

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Guia do Conteúdo

Foi identificado fraude e agora?

Se você for vítima de fraude bancária, siga os seguintes passos para proteger seus direitos:
Em primeiro lugar, ao perceber um desconto indevido em sua conta bancária, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com o banco para informar o ocorrido e solicitar a devolução do valor.
O banco tem o prazo de até 10 dias úteis para analisar e responder à solicitação do cliente. Caso não haja uma solução satisfatória nesse período, o consumidor pode buscar auxílio de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para mediar o conflito.

Veja um caso:

Uma juíza de Curitiba/PR, condenou um banco ao pagamento de R$ 15 mil, a título de danos morais, por fazer descontos em conta de cliente referente a crédito pessoal não contratado. Pela falha na prestação de serviço, o banco ainda deverá restituir, em dobro, os valores já descontados.

Uma mulher ajuizou ação contra um banco alegando que verificou descontos indevidos em sua conta nos valores de R$ 280,76 e R$ 18,13. A autora afirmou, ainda, que ao procurar o banco foi informada de que se tratava de um desconto advindo de crédito pessoal contratado. No entanto, a autora disse que não celebrou a contratação do serviço e não autorizou descontos em sua conta.

Por sua vez, a instituição financeira argumentou que as contratações de empréstimo pessoal são realizadas com a ciência do contratante. Assim, não há que se falar em dano moral.

Falha na prestação de serviço :

Ao analisar o caso, a magistrada concluiu que o serviço prestado pelo banco se mostrou defeituoso, pois, foi mal apresentado para o consumidor.

Na decisão, a juíza também observou que a financeira não juntou documento nos autos que pudesse comprovar a anuência da autora em aderir o título de crédito pessoal. Portanto, para a magistrada, a cobrança indevida em nome da mulher caracteriza desequilíbrio contratual e falha na prestação de serviço.

Por fim, a juíza avaliou que o nexo de causalidade entre a conduta da instituição e o dano sofrido pela autora é inconteste: “o requerido agiu de forma negligente ao não avaliar a real situação da parte autora, para só então, tomar as medidas cabíveis, se fosse o caso. Portanto, deve o requerido devolver à parte autora os valores descontados indevidamente de sua conta, de forma dobrada, nos termos do art. 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor.”

Ao verificar que a cobrança foi indevida, considerou que houve constrangimento à consumidora, e afirmou a existência do fato gerador do dano moral. Fixou, por fim, a indenização no valor de
R$ 15 mil.

O que devo fazer em caso de Fraude Bancária?

Se você foi vítima de fraude bancária, é primordial agir rapidamente para minimizar os danos e proteger suas finanças.

Considere buscar apoio jurídico: :
Se a questão não for resolvida administrativamente, pode ser necessário consultar uma assessoria jurídica especializada para avaliar a possibilidade de ingressar com uma ação judicial.

Quem pode defender sua causa?

Um advogado especialista em Direito do Consumidor Bancário.

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